10 coisas que você não sabia que seu Android pode fazer...

25/06/2014 09:06

Conheça funcionalidades úteis que podem passar despercebidas para os que não são loucos por tecnologias (e para os que são também)


Redação, Administradores.com,  Compartilh
Divulgação/Android

Os smartphones que funcionam com Android, sistema operacional do Google, são concorrentes diretas dos iPhones, que funcionam com iOS, da Apple. Críticos ferrenhos e fãs apaixonados defendem seus sistemas de escolha com unhas e dentes. Assim como já mostramos com os iPhones, o Android tem uma gama de possibilidades de uso que são praticamente incontáveis. Os usuários que não são tão aficcionados por tecnologia, porém, desconhece funcionalidades que podem ser bastante úteis.

Veja dez coisas que você pode fazer com seu Android, mas provavelmente não sabia:

Envie SMS pelo computador ou tablet

Esta é uma função interessante para aqueles dias em que você esqueceu seu celular em casa. Baixando um aplicativo como o MightyText, o usuário poderá enviar mensagens SMS a partir do navegador Google Chrome. Para funcionar, além de baixar o aplicativo no celular, é preciso baixar a extensão para o browser. O usuário ainda tem a opções de sincronizar os contatos do Google com o Chrome tornando o envio mais rápido. Vale ressaltar que o custo para o envio do SMS permanece o mesmo do telefone.

Acesse abas que você abriu em outros dispositivos

Se você estiver utilizando o Google Chrome, o Android pode acessar abas abertas em outros dispositivos nos quais você também estiver logado. Para isto, basta acessar “Outros Dispositivos” no Menu do Chrome, em um ícone com duas setas no canto inferior direito da tela do smartphone. O usuário ainda pode baixar a extensão Chrome Mobile com a qual é possível enviar páginas offline do PC para ler no smartphone enquanto estiver em algum local sem acesso à internet.

Meça distâncias e velocidade

Se você precisa medir alguns objetos em casa ou se impressionou com o tamanho de uma estátua, você pode abrir mão da fita métrica e saciar sua curiosidade. Já existem aplicativos que podem calcular a distância e altura de objetos usando a câmera do celular. Um deles é o SmartMeasure. Agora, se você ficou interessado em descobrir a velocidade de objetos, há o SpeedGun.

Carro inteligente

A automação já se tornou bastante conhecida em casas e apartamentos. Mas agora ela também está presente nos automóveis. Hoje, já é possível ligar o carro usando seu Android. E não é apenas isso. O usuário pode bloquear e desbloquear as portas e porta-malas do carro a quilômetros de distância. Tudo isso através do Viper SmartStart. Mas para funcionar é preciso comprar um kit da empresa.

Busca no Google usando imagens

Isto não é exatamente novo, mas muita gente ainda não conhece esta possibilidade. Com o aplicativo Google Googgles, o usuário não precisa digitar o que está procurando. Ele vai escanear o objeto usando a câmera do celular e em seguida fazer uma busca no Google para obter mais detalhes. Ele pode ser usado com obras de arte e até garrafas de vinho.

Detector de metal

Esta é uma das mais surpreendentes ferramentas que você terá em um smartphone. Muito útil para tentar encontrar aquela chave que você perdeu ou até mesmo para encontrar vigas em uma parede. O aplicativo Metal Detector funciona a partir de uma premissa muito simples, que é a seguinte: se há um metal próximo, é certo que o campo magnético deve aumentar na região. O aplicativo funciona usando a bússola e o acelerômetro do celular.

Projete sua casa

Com o aplicativo Floor Plan Creator é possível criar e editar plantas de imóveis de maneira bem simples e intuitiva. O usuário pode inventar salas, quartos, banheiros e cozinhas da forma que quiser, incluindo paredes e portas. E ainda oferece uma grande variedade de mobília. Ele também pode servir para reorganizar os móveis de lugar.

Não faça chamadas enquanto estiver bêbado

Algumas pessoas ficam muito sinceras depois de algumas doses e insistem em ligar para seus contatos para contar exatamente o que pensa deles (seja isso bom ou mal). E a pessoa sequer se lembra destas ligações. Para evitar esses imprevistos, existe o aplicativo Designate Dialler, que pode bloquear contatos para garantir que o usuário não ligue para eles enquanto estiver bebendo.

Webcam

Você pode transformar seu celular em uma webcam para monitorar o quarto do seu bebê ou mesmo usar como uma câmera de segurança. Para isso você deve usar sua rede wi-fi e fazer streamings através do aplicativo IP Webcam.

Scanner

Aquele enorme aparelho que você usa para escanear documentos pode ser substituído facilmente desde que seu smartphone possua uma boa câmera. Para isso você pode baixar aplicativos como o CamScanner. Você pode se perguntar se não bastaria tirar uma foto do documento. Porém, o aplicativo fará com que a câmera do celular funcione como um scanner. Como ele, você terá a opção de salvar a imagem em outros formatos, como PDF, ajustar brilho e contraste, fazer cortes, entre outras opções.