O Carvalho, o Teberinto e o Administrador.( Adapatado de: inojoza.wordpress.com )

20/12/2015 17:05

O que o Carvalho, o Teberinto e Administrador de hoje têm em comum (ou devem ter).

Estudos sobre a Botânica do Reino têm como objetivo estudar o motivo de muitas vezes os seres humanos serem comparados com algumas plantas, principalmente nos textos bíblicos. O que Deus queria dizer quando comparou-nos a um carvalho ou terebinto? E a videira? E a murta? É sobre isso que vamos meditar.

Em muitas situações de nossas vidas nos achamos em situações onde nada parece dar certo. É como se todas as vezes que saímos de casa, ou mesmo chegamos em casa, tudo se transforma. A nossa paz acaba, problemas surgem do nada, como se algo estivesse só esperando a nossa chegada para acontecer.

Nesses momentos olhamos para os lados e nos perguntamos: “Onde é que estou errando?” ou “Por que tudo da errado sempre?”

No texto de Isaías 6.13 nós vemos uma situação bem específica a respeito do desejo de Deus. Esse texto é conhecido como “o chamado do profeta Isaías”. Com certeza já lemos sobre os serafins que voavam e clamavam que Deus é três vezes santo e que um deles purificou a boca do profeta, etc. Deus diz a Isaías para pregar a sua Palavra, mas avisa que o povo não vai dar atenção. E Isaías, talvez consciente do que significava isso pergunta: “Até quando, Senhor?” e Deus responde o que está em Is. 6. 11-13.

É nesse momento que Deus compara o povo com o carvalho e com o terebinto, ou azinheira. E é sobre estas duas árvores que vamos falar.

Assim Como o Carvalho:

_Você pode se perguntar: “por que o carvalho, se ele não dá fruto comestível?” Por causa das características do próprio carvalho. Se você chegar em um bosque com muitas árvores e nele houver um carvalho, não há como não distingui-lo. Ele provavelmente será a árvore mais velha e mais alta do bosque. O carvalho tem uma vida média entre 500 a 1000 anos e alcança entre 30 a 40 metros de altura. Ou seja, vida longa. Isso lhe proporciona uma característica sofrida, caule enrugado e raízes profundas. Mas isso não tem nada haver com sua idade.

Assim, como quem vive muito, passa por muita coisa, o carvalho tem uma característica muito interessante: quando ele passa por uma tempestade e recebe fortes pancadas de vento e chuva, seu tronco, que é uma das madeiras mais resistentes do mundo, não se quebra, mas se contorce, enverga e se molda ao vento. O carvalho tem forte resistência às situações da vida.

“Por incrível que pareça, quanto mais ele se sujeita às intempéries, mais fortalecido ele sai delas, pois suas raízes se arraigam ao solo a cada tempestade, seu tronco se revigora, e a possibilidade dele ser extraído do solo pelos temporais diminui drasticamente, até se tornar nula. O carvalho se embebe de todas as conseqüências dos temporais e, assim, adquirem um aspecto desproporcional, exatamente como um ser que tivesse realizado um grande esforço ao longo de sua constituição. Chega mesmo a parecer entristecido.”

É o tipo de árvore que quanto mais forte o vento ou a tempestade, mais forte ele fica, seu tronco se firma e ele não se quebra.

Suas raízes não são profundas por causa dos longos anos de vida, mas sim porque quando a tempestade passa, ele procura aprofundar mais ainda suas raízes, seu objetivo é permanecer em pé, sem quebrar, firme e forte.

Ao contrário de outras árvores o carvalho não perde suas folhas no inverno. Ele continua frondoso, cheio de vida mesmo no período mais difícil do ano. Ao que parece, Deus criou o carvalho para resistir.

Quando Deus compara os Seus a um carvalho Ele sugere que é assim que as coisas deveriam ser para nós. Mesmo quando atacado por qualquer situação, seja ela natural como uma tempestade, fortes ventos, queimadas, ou seja ela o machado de um lenhador, o carvalho se determina a não sair de sua posição e mesmo que seja derrubado, por causa de suas raízes profundas é muito difícil arrancar o “toco” que fica. E isso leva o carvalho a brotar e começar a crescer novamente.

Assim Como o Terebinto:

_O terebinto é umas das árvores mais fascinantes que existe. Ele é da mesma família do carvalho, mas possui alguns pontos diferentes.

Assim como o carvalho, o terebinto é muito resistente ao inverno. Suas folhas não caem com o frio e só na primavera é que ele muda a folhagem. Porém, um terebinto não cresce tanto quanto o carvalho. Seu tamanho médio é de 10 metros aproximadamente          .

O terebinto, porém, possui duas características que o carvalho não possui. O perfume do terebinto pode ser sentido a mais de um quilômetro de distância, porém, para que isso aconteça ele deve perder parte da sua casca. Quanto maior e mais profunda sua ferida, maior será o perfume exalado pelo terebinto.

Ao perder sua casca ele libera uma seiva que também é medicinal. Serve como anticéptico antiinflamatório e ajuda em doenças como ascite que é uma acumulação de fluidos na cavidade do peritônio. É comum devido à cirrose e doenças graves do fígado.

É interessante que quanto mais o terebinto é ferido, mais ele exala perfume e ajuda a curar.

E Nós?

Muitos de nós,  hoje,  deveriam aprender com o carvalho e o terebinto. Porém, o que mais se encontra são pessoas com raízes superficiais, sem resistência às situações da vida em que quanto mais dificuldades, mais causam mal aos outros.

Alguns podem dizer que os problemas da vida ou as provações são como castigos. Claro que essas coisas nos aproximam da Divindade e deve ser assim mesmo. Mas eu prefiro entender as coisas ruins que nos acontecem servem para nos moldar, ajustar e nos incentivar a sermos diferentes, com atitudes que seguem na contra mão da sociedade. Claro que não é simples! Algumas tempestades duram anos… Porém, o desejo de Deus é sermos assim, como o carvalho, com raízes profundas e resistência. E como o terebinto, que quanto mais sofre, mais perfuma e cura…

PORTANTO: PREPARE-SE!

- Mesm que você esteja, passou ou certamente haverá de passar por tempestades, aproveite-as para enraizar sua estrutura, preferencialmente, antes da tempestade. Preste atençao às feridas dos outros. É uma forma sábia de aprender com erros dos outros e, não desista: SEMPRE HAVERÁ UM NOVA CHANCE PARA AQUELES QUE ACREDITAM... E FAZEM!