Qualidade Recebida X Qualidade Percebida

12/03/2014 07:25

 

Atualmente é fato que a qualidade não é mais um diferencial, mas sim uma necessidade básica. Porém muitas empresas ainda a recebem, mas não a percebem. Abrem suas portas para todas as formas de consultorias existentes na matéria, mas não viabilizam a implantação de projetos de qualidade.


Qual a diferença? Um projeto de qualidade pressupõe a preparação do terreno.


Vivemos num mundo onde queremos resultados imediatos, e isso não está errado, e estes resultados podem ocorrer rapidamente se ajustarmos alguns pontos dos processos existentes e até de criar novas formas de processos enfim, as ferramentas disponíveis são para isso mesmo, mas a grande questão é:


E depois? O que vamos fazer?


Vejo empresários preocupados com a recuperação de seus resultados, e volto dizer que isso é muito importante, mas se esquecem de há um período de aprendizado deixado de lado onde os resultados serão um constante, ou seja, esquecem-se do principal fator de qualidade: PESSOAS.
O RH é tratado com o mais um departamento e o protecionismo interno perdura por tempo demais se mantendo como um cordão umbilical de difícil entrosamento com o novo panorama desejado pelas empresas e investidores.
Como podemos nos tornar mais eficientes já sendo eficazes? Isso mesmo. Tornar um processo eficaz é fácil, ou quase. É preciso habilidade para isso. Mas torná-lo eficiente pressupõe longevidade, e perseverança, de procedimentos e atitudes que o tornarão eficazes ao longo do tempo e até para a perpetuidade. Coisas que pensamos que temos. E quem faz isso? PESSOAS.


10 regras simples para que sua empresa absorva bem um projeto de qualidade:


1. Atenha-se a um projeto e não um trabalho pontual;
2. Veja sua empresa no futuro distante e não apenas no curto prazo;
3. Não despreze possibilidades de curto prazo;
4. Ou você tem um profissional de curto ou de longo prazo. Nunca tenha os dois numa só pessoa. É contraproducente.
5. Considere resultados não mensuráveis, mas observáveis;
6. Use o RH para avaliar o desempenho intangível;
7. Torne o custo fixo como variável;
8. Reveja seus conceitos sobre as pessoas com as quais trabalha;
9. Estabeleça metas de longo prazo e cumpra a sua parte;
10. Faça de seus clientes internos mais do que um discurso.


Dai você perguntaria: Mas e o projeto de qualidade?


Deixe que as pessoas de sua empresa o façam por você. Eles podem. Só precisam saber que podem e serem preparadas para isso.  Afinal, eles são a permanência de seus negócios. Eles produzirão aquilo que você investir neles. Se você está plantando mal neles, colherá mal também.
Qual a qualidade de suas sementes? Preparou o terreno? Ninguém escolhe o que colher, mas sim o que plantar. Que tipo de produtor você é?
Evaldo Reinas é administrador, Pós Graduação FGV-RJ, Msc. RH e Gestão do Conhecimento com Certificação Internacional , Quality Consultant ISO 9001-2008.